Dia Mundial contra o Trabalho Infantil – 12 de Junho

Em seguimento do Dia Mundial da Criança existe o dia Mundial contra o Trabalho Infantil, dia este surgiu para fazer cumprir dentro do possíveis a “Declaração dos Direitos da Criança, onde actualmente está escrito que todas as crianças, independentemente da raça, religião, género e cor, têm direito a:

  • Educação gratuita;
  • Alimentação;
  • Cuidados médicos;
  • Protecção;
  • Ambiente de paz;
  • Afecto, amor e compreensão;”

Não ao Trabalho Infantil

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil comemora-se todos os anos a 12 de Junho, e tem como objectivo a conjugação de esforços do movimento global para eliminar o trabalho infantil. Destaca os perigos e os riscos que muitas crianças trabalhadoras enfrentam ainda muito jovens e as políticas necessárias para lutar contra o trabalho infantil.

Este ano, o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil será assinalado em todo o mundo com actividades destinadas a sensibilizar a sociedade para a Educação enquanto resposta certa contra o trabalho infantil.

Hoje, mais do que nunca, as crianças precisam de uma educação e formação de qualidade, que lhes forneçam as competências de que necessitarão para serem bem sucedidas no mercado de trabalho.

Texto retirado do site do Sindicato de Professores do Norte

Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

Mais de 200 milhões de crianças continuam a ser forçadas a trabalhar diariamente no Mundo, sendo que «três em cada quatro estão expostas às piores formas de exploração laboral», alertou ontem a Organização Internacional do Trabalho, no âmbito do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, que se assinala hoje.

Tráfico humano, conflitos armados, escravatura, exploração sexual e trabalhos de risco são alguns exemplos de actividades a que 75% das vítimas de trabalho infantil estão expostas e que «prejudicam de forma irreversível o seu desenvolvimentos físico, psicológico e emocional».

Em Portugal, e segundo a Confederação Nacional de Acção Sobre o Trabalho Infantil, a fiscalização não funciona «tão bem como deveria», sobretudo em relação às novas formas de exploração como é o caso do chamado «trabalho artístico».

Em declarações à Lusa, a presidente da Confederação, Ana Maria Mesquita, diz que o número de casos e as condições em que a exploração laboral de menores ocorre no País são «substancialmente diferentes» do que acontecia até à década de 90, altura em que correspondia a uma «chaga».

Influência da crise neste flagelo

As comemorações do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil vão, este ano, salientar os desafios que ainda restam neste combate, sobretudo o trabalho que envolve raparigas e discutir o impacto que a crise económica mundial pode ter no agravamento deste flagelo, bem como enfatizar o papel fundamental da educação na solução do problema.

No entender da OIT, a «abolição efectiva» da exploração laboral das crianças – que «são privadas de direitos básicos, como educação, saúde, lazer e liberdades individuais» – é um «dos maiores e mais urgentes desafios do nosso tempo».

A expansão do acesso ao ensino básico, com muitos países a eliminaram as propinas escolares, e a implementação de programas de transferência social são alguns recentes progressos.

Texto retirado do Blog “Quebrar silêncios, devolver sorrisos

Mude a realidade

Seja responsável e não deixe os seus filhos entrar nesta roda do trabalho infantil. Dê-mos educação aos nossos jovens, que essas serão as ferramentas essenciais para um futuro ambicioso e promissor…

3 Respostas so far »

  1. 1

    taynah lopes said,

    eu nao acredito, pois eu estou aqui estudadando brincando curtindo a vida sendo criança e tem criança quer dizer tem gente obrigando criança a trabalhar em vez de estudarem ou brincarem com alguem eles ja tiveram seus dias de criança e agora tiram o dia de criança de quem nao pode ter bom esta é a minha justiça : criança é criança elas precisam curtir a vida sendo criança ninguem tira isso de ninguem bai bai obrigado po lerem beijos
    !!!!…

    • 2

      alice maria deus said,

      lido legal me emocionei amei aqui estou chorando pois uma pessoa no mundo pode ver isso e eu vejo bom adeus bai
      !!!…………

  2. 3

    alice maria deus said,

    obrigada por ler pois eu tenho razao e varias pessoas que lutam por isso tambem tem bai bai preciso ir


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: