Dia Mundial do Ambiente – 5 de Junho

diaambiente

Como surgiu o Dia Mundial do Ambiente?

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente canaliza a atenção e acção política de povos e países para aumentar a consciencialização e a preservação ambiental.

Os principais objectivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas para se tornarem agentes activos no desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Estabelecer parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

O tema do Dia Mundial em 2009 é “O seu planeta precisa de si: Unidos contra as mudanças climáticas”. Este tema reflecte a urgência de que nações actuem de maneira harmónica para fazer frente às mudanças climáticas, para preservar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza.

Este ano, o México será a sede mundial das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente o que reflecte o esforço dos países da América Latina e Caribe na luta contra as mudanças climáticas e na transição para uma sociedade de baixo carbono.

Em linha com seu forte esforço nas questões ambientais, o México é um dos países que mais contribuiu com a campanha 7 Bilhões de Árvores, desenvolvida pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). http://www.unep.org/billiontreecampaign/portuguese

Texto retirado e adaptado a partir do site Dia Mundial do Meio Ambiente 2009

useless

Faça Algo Todos os Dias
Dicas para combater as mudanças climáticas

Em 2009, o Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA) é o Seu planeta que precisa de si! Unidos para combater as mudanças climáticas. Muitas vezes confrontamos-nos com os problemas ambientais e não sabemos como agir. O Dia Mundial do Meio Ambiente significa tomar atitudes na procura de uma solução. Para isso, fazer algo diariamente é um grande começo.

Todos nós podemos fazer nossa parte para proteger o planeta usando menos e agindo mais. Tornar-se verde não é tão difícil assim. Aqui nós apresentamos 30 maneiras fáceis de enveredar a sua rotina, desde o momento que você desliga o seu despertador de energia solar até o ponto em que se deita na sua cama com lençóis de algodão orgânico lavados de maneira ecológica.

Faça hoje o seu compromisso com o dia do meio ambiente, mas não deixe que esse dia seja o único. Por isso, tente incorporar todas essas medidas no seu dia-a-dia e convença outras pessoas a fazer o mesmo. Se envolva!

Em GERAL:

-Plante uma árvore! Ajude a alcançar a meta da Campanha 7 bilhões de árvores do Programa das Nações Unidas para o meio ambiente (PNUMA). Visite o site www.unep.org/billiontreecampaign/portuguese para maiores informações.

-Doe o que não quiser ou não precisar mais, ao invés de deitar fora.

-Recicle, Reduza e Reutilize!

EM CASA:

-Todos sabemos (mas muitos de nós nos esquecemos) que podemos economizar água de maneiras simples, como não deixando a torneira ligada ao fazer a barba, lavar a cara ou escovar os dentes.

– Usar um máquina de barbear ou lâmina de barbear com lâminas substituíveis ao invés de descartáveis ajudam muito na redução de resíduos.

-Use toalhas para secar o seu rosto e mãos ao invés de lenços de papel que são descartáveis. Além disso, pendure suas toalhas para secar, para que possam ser reutilizadas várias vezes.

-Compre bebidas em garrafas reutilizáveis, ao invés de porções únicas em embalagens descartáveis.

-Ao embrulhar o seu lanche, opte por embalagens reutilizáveis para armazenamento dos alimentos, ao invés de usar folhas de alumínio ou saquinhos de plástico.

-Ao sair de casa, não se esqueça de desligar todas as luzes e aparelhos electrónicos e desligue carregadores pois estes continuam a consumir mesmo se não estiverem a carregar. Poupar energia ajuda a reduzir a poluição do ar.

-E plante uma árvore!

NO CAMINHO:

-Não vá a nenhum lugar sem a sua sacola de pano, de modo que você possa simplesmente dizer “não” ao plástico sempre que for fazer compras.

-Por mais radical que pareça, a forma mais fácil de reduzir a sua pegada de carbono é evitar dirigir automóveis. Em vez disso, tente andar de bicicleta, caminhar, pegar boleia, usar transportes públicos etc.

-Se você não tem outra escolha senão dirigir para o trabalho, procure por carros de maior eficiência de combustível e mantenha os pneus cheios à pressão correcta.

-Agora, se você está entre a maioria dos motoristas que passam horas presos no trânsito, considere desligar o motor se você for ficar parado por um período longo.

-Para os “apressados”, lembre-se que dirigir agressivamente diminui a sua kilometragem. Por isso, se você quiser economizar combustível e ajudar a salvar o planeta enquanto você está nele, acelere gradualmente.

-E plante uma árvore!

NO TRABALHO:

-Você tem o hábito de beber café? Usar uma caneca lavável é uma alternativa ecológica aos copos plásticos ou isopores não-biodegradáveis.

-Deixe um copo e uma garrafa reutilizável no local de trabalho para diminuir a quantidade de copos plásticos ou de garrafinhas de água. 80% de garrafas de plástico são recicláveis, mas apenas 20% são efetivamente recicladas.

-Quando precisar de folhas para rascunho, use o verso daqueles documentos antigos que você não precisará mais.

-Se não existir um sistema de reciclagem no escritório, inicie um! Reciclagem de lixo contribui efectivamente para a redução de emissões de carbono. E estima-se que 75% do que é deitado no lixo pode ser reciclado, embora actualmente a reciclagem seja de apenas 25%.

-Quando for imprimir, imprima frente e verso.

-A maioria dos acessórios de computadores como cartuchos de tinta, CDs e DVDs são feitos de materiais que poderiam ser reutilizados. Os cabos e altifalantes são bastante padronizados, o que significa que eles podem ser reutilizados em vários modelos de computadores.

-Reduza as emissões de carbono do seu escritório, formatando computadores, monitores, impressoras, copiadoras, altifalantes e outros equipamentos no seu modo económico e desligando-os no final do dia.

-Desligue todas as luzes desnecessárias, especialmente nos escritórios e salas de conferência que não estão sendo utilizados.

-Se você está à procura de algo para personalizar o seu escritório, escolha plantas de interior. Essas plantas são boas para o ambiente, pois removem poluentes presentes no ar.

– E plante uma árvore!

APÓS UM LONGO DIA:

-Nos dias de calor, experimente abrir as janelas e usar roupas leves ao invés de ligar o ar-condicionado.

-Não coloque lâmpadas ou televisores perto do seu ar-condicionado, uma vez que este irá identificar o calor proveniente desses aparelhos e, por isso, trabalhará mais tempo que necessário.

-Quando cozinhar, faça com que o tamanho da panela corresponda ao tamanho da boca do fogão, assim reduzirá o gasto energético.

– Ah! E plante uma árvore!

Texto retirado e adaptado a partir do site Dia Mundial do Meio Ambiente – Faça Algo Todos os Dias


Foi hoje lançado na internet, o filme “Home”, filme no qual se relata as problemáticas do Ambiente e não só… Deixo aqui só um trailer (trecho/amostra) do filme… SIMPLESMENTE MARAVILHOSO… É UM FILME PARA VER, PENSAR E AGIR…

Para ver o filme na totalidade (com a duração de 1h30m) aceda ao site do projecto Home

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: