Dia Mundial sem Tabaco – 31 de Maio de 2009

A Organização Mundial de Saúde promove hoje, dia 31 de Maio de 2009, o Dia Mundial sem Tabaco.

wntd_sticker_600

O Dia Mundial sem Tabaco tem este ano como tema “Imagens e Palavras – Alertas de Saúde”, abordando a questão dos avisos de saúde com imagens a cores, ilustrativos dos efeitos do consumo de tabaco na saúde.

O tabaco é a principal causa de morte evitável, no mundo, provocando cerca de  5 milhões de vítimas todos os anos. É o único produto legal que mata entre um terço e metade daqueles que o consomem. As suas vítimas morrem, em média, quinze anos mais cedo. Se não forem adoptadas medidas efectivas de prevenção e controlo, este valor aumentará para cerca de 8 milhões de mortes anuais, em 2030.

A nicotina é uma substância que causa facilmente adição e a experimentação, por parte de crianças e adolescentes, pode levar a toda uma vida de dependência de tabaco.

A inserção de avisos de saúde nas embalagens de tabaco constitui uma forma de informar e alertar para as consequências do seu consumo. Estes avisos podem assumir a forma de mensagens escritas ilustradas por fotografias ou imagens a cores.

Vários estudos mostram que a inserção de avisos com imagens chocantes, ilustrativas das diversas doenças provocadas pelo tabaco, nas respectivas embalagens, é um meio efectivo de dissuasão do consumo nos jovens, contribuindo igualmente para que muitas pessoas fumadoras deixem de fumar ou reduzam o consumo.

Assim, a OMS, neste Dia Mundial sem Tabaco, solicita aos Governos que equacionem a adopção de avisos de saúde com imagens, que informem e mostrem a verdade sobre as consequências do consumo de tabaco, dado o baixo custo desta medida e a sua efectividade.

Texto retirado do site Alto Comissariado da Saúde

toxicidade

“CIGARRO”

A pouco e pouco sofro, me consumo…
Cigarro após cigarro só me enterro…
Eu já nem força tenho para um berro…
Eu sou completamente pele e fumo…

O meu sangue de nicotina é sumo…
Meus ossos de ferrugem foram ferro…
Sou feito de tabaco em que me encerro…
Eu de mim sou apenas um resumo…

Eu já nem força tenho para ser…
Metamorfose sou, entre meus ais;
Uma beata velha a apodrecer…

Mais um lixo entre cascas e jornais…!
Se o prazer foi razão do meu viver
Agora sou um morto entre os mortais…!

Haragano, O Etéreo in Folhas de Outono

Poema retirado do site Desabafos de um Vagabundo

Para consulta suplementar sugere-se a visita dos seguintes sites relacionados com a temática que se celebra hoje:

Siga os conselhos de deixar de fumar, se fumar. Se ainda não começou a fumar, não comece pois só prejudica a sua saúde e de todas as pessoas que não fumam. Faça com que o Dia Mundial sem Tabaco seja todos os dias.

wntd_ad_eng

cartaz3

Deixe uma Resposta

