Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus, uma iniciativa do ICOM (Conselho Internacional de Museus da UNESCO), celebra-se em todo o mundo no dia 18 de Maio, este ano sob o tema “Museus e Turismo”.

Origem do Dia Internacional dos Museus

Para a vida moderna, apreciar artesanato e relíquias culturais nos museus já se tornou uma maneira de divertimento popular. Em 1977, quando foi estabelecido o dia 18 de Maio como o Dia Internacional dos Museus, e a data define a criação de uma ponte que liga estreitamente o desenvolvimento dos museus com a sociedade e celebra a popularização dos espaços.

No século V a.C, no templo Olympus da Grécia, havia um depósito de tesouros onde se guardavam diversas esculturas e troféus. Este espaço é considerado o primeiro museu da história.

Até mesmo muito tempo depois, os museus eram somente depósitos de tesouros para as famílias imperiais ou as pessoas ricas. Foi somente no final do século XVIII que alguns países da Europa Ocidental abriram esses espaços ao público, transformando-os em museus nacionais. Esta seria a marca definitiva do contacto entre as colecções e o povo.

Desde o século XIX, a extensiva formação académica de  técnicos de museus está ser como uma “montra” para enfatizar a importância dos museus como instituições públicas de educação. Esses espaços não são apenas lugares de pesquisa para especialistas e eruditos, mas também servem como complemento e extensão dos órgãos educativos.

Em Novembro de 1946, foi fundada em Paris, França, a Associação Mundial de Museus. Em Junho de 1974, a 11ª conferência da associação foi aberta em Copenhaga, durante qual definiu-se oficialmente o museu como “o órgão não-lucrativo aberto e permanente de serviço para a sociedade e seu desenvolvimento. As suas responsabilidades são coleccionar, preservar e pesquisar testemunhas da humanidade e o seu ambiente,  com o objectivo de mostrar ao público para oferecer oportunidades de estudo, educação e apreciação.”

Em 1977, para promover o desenvolvimento saudável da causa global dos museus e atrair atenção e participação do público, a Associação Mundial de Museus anunciou que o dia 18 de Maio seria definitivamente o Dia Internacional dos Museus.

Texto adaptado a partir do texto do site China Radio International.CRI

Cartaz do Dia Internacional dos Museus

No concelho de Vila Velha de Ródão também existe um museu situado no Largo do Pelourinho. Trata-se de um museu local com peças recolhidas no concelho de Vila Velha de Ródão e que retrata a presença das comunidades humanas na região, ao longo de um período alargado de tempo. Podemos encontrar vestígios desde o Paleolítico Inferior até à História mais recente.

Apesar da ser um museu local apresenta-se muito interessante e didáctico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: