Dia Mundial do Riso

Muitas são as datas indicadas para comemorar o Dia Mundial do Riso, mas a mais recente e com maior número de ocorrência é a de que este dia se comemora no 1º domingo do mês de Março, assim sendo coincide com o dia da mãe. Informações com base no site do Dia Mundial do Riso.

sorriso

O riso tem sido uma demonstração de bem-estar que aproxima as pessoas, independente de raça, credo, e geralmente traz alegria e saúde. Quem consegue sorrir e viver de bom humor diante de toda as adversidades da vida atrai coisas boas, levando uma vida mais tranquila e feliz. O riso é, muitas vezes, uma maneira de encarar a vida de forma positiva.

Segundo especialistas o acto de rir relaxa as tensões. Quando rimos, conseguimos movimentar 12 músculos faciais; ao dar gargalhadas, movimentamos 24 músculos faciais; quando conversamos e damos gargalhadas ao mesmo tempo, são 84 músculos. Esse exercício facial retarda o aparecimento de rugas. Mas o riso não exercita só o rosto, ele consegue mexer com o corpo inteiro.

Veja as partes do corpo que são afectadas pelo riso:

– Cérebro: o hipotálamo, centro de controlo actuando na base do cérebro, liberta no organismo endorfina – hormonal com propriedades analgésicas e calmantes;

– Nariz e garganta: o ar que vem dos pulmões bate nas cordas vocais que emitem sons variados. As glândulas salivares e lacrimais aceleram sua produção;

– Rosto: os músculos do rosto se contraem;

– Coração: bate mais rápido; as artérias, após estreitarem-se, dilatam-se provocando uma sensação de bem-estar;

– Tórax: os pulmões expelem enormes quantidades de ar em grande velocidade; o diafragma move-se, provocando fortes contracções respiratórias, ajudando a respirar melhor;

– Barriga/Ventre: os músculos abdominais contraem-se com força, o que é bom para a vesícula;

– Pernas: os músculos relaxam-se e a pessoa curva-se de tanto rir;

– Pés: os dedos dos pés agitam-se.

O Riso é uma Terapia

Para se ter ideia da importância do riso, na década de 60, um jornalista americano chamado Norman Cousin curou-se de uma doença grave através do riso. Ele tinha um grande desejo de viver e decidiu nutrir (alimentar) o seu espírito com optimismo, confiança e bom humor. Começou a assistir a filmes cómicos e proibiu qualquer pessoa de ir visitá-lo sem uma piada para contar.

A terapia do humor surtiu efeito, pois um período de dez minutos de riso aliviava sua dor o suficiente para ele conseguir dormir por duas horas. Testes clínicos também comprovaram que sua inflamação diminuía a cada sessão de riso.

Cousin escreveu sua história dez anos após sua cura e tornou-se o símbolo da terapia do riso, dando origem a pesquisas mais aprofundadas. Hoje sabemos que o riso fortifica o sistema imunológico, estimula as funções cardiovasculares e libera endorfinas que combatem a dor.

Rir é o melhor remédio para o corpo e o espírito.

Então, o que está à espera do quê??? Sorria!!!

Adaptado a partir do site: Jornal Modelo

dia-do-riso


Porquê um “Dia Mundial do Riso”?

A crise, a insegurança e tantos outros motivos para não falar de bem-estar, reforçam a necessidade de procurar momentos onde se contraria as perspectivas depressivas. A busca consciente da felicidade é um objectivo…

Criar um momento colectivo de partilha e de encontro como reforço dos princípios e de propósitos.

Falar de Paz, neste dia, foca-se numa dimensão de proximidade de dentro para fora, de mim para os outros, numa prespectiva activa e não passiva, distante, à espera que chegue até nós.

O riso estimula emoções positivas e poderosas, gera predisposições para que as pessoas encontrem a paz dentro de si mesmas e influenciem de forma positiva e pro-activa.

O riso é uma linguagem universal, estabelece uma ligação entre diferentes credos e religiões e cria uma nova lógica nos meios onde se insere. Com riso podemos explorar a imagem de partilha com braços abertos e a sorrir, é a forma ideal de segurar o riso, gera-se um caminho de duas direcções: dar e receber, com fraternidade, amizade e amor.

Fonte: Dia Mundial do Riso

Se até os animais gostam de rir para libertar as suas energias negativas, por isso nós que somos seres racionais também devemos libertar as nossas. Veja o filme hilariante que se segue.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: